A Justiça Eleitoral reabriu o cadastro nacional de eleitores na última quinta-feira (08.11), com a abertura, será possível efetuar processos de transferência e inscrição de novos títulos eleitorais.
Os eleitores que não compareceram as urnas na última eleição também poderão pagar as multas eleitorais. De acordo com a justiça eleitoral, os faltosos que não apresentarem justificativa por três votações seguidas poderão ter o título cancelado e a legislação também prevê o pagamento de multa, além do impedimento para prestar concurso público ou tirar passaporte.
Abstenção: Mato Grosso foi o estado com maior abstenção no primeiro turno das eleições, os municípios de São Félix do Araguaia (24,84%), Vila Rica (24,67%), Aripuanã (24,19%), Marcelândia (24,16%) e São José do Xingu (24,15%) registram os maiores índices.
Várzea Grande também alcançou um número elevado de abstenções, 28.644 eleitores, 16,41% total de eleitores aptos a votar não comparecem urnas.
O alistamento de novos eleitores é opcional para quem completou 16 anos de idade e obrigatório para quem já possui 18 anos. Para requerer o título, é necessária a apresentação de um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Para os homens que possuem mais de 18 anos, é necessária ainda a apresentação do documento de regularidade militar.