Nas eleições municipais deste ano, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um grande número de ex-prefeitos se candidatou para voltar ao cargo. Segundo a CNM, mais de três mil candidatos a prefeito nas eleições de outubro já ocuparam o cargo outras vezes, nos pleitos de 1996, 2000 e 2004.
De acordo com o levantamento, 1.075 políticos que já foram prefeitos entre 2005 e 2008 querem retornar ao cargo e vão disputar as eleições deste ano. Com 207 ex-prefeitos na disputa, Minas Gerais é o Estado com maior número de candidatos que tentam voltar à prefeitura.
Em Mato Grosso, um dos que tenta retornar ao comando do executivo em Sorriso é Dilceu Rossato (PR) - que foi gestor no município entre 2005 e 2008. Ele disputa o pleito com Conceição Missio (Psol), Tonico Gemmi (PRB) e contra o atual prefeito e candidato a reeleição Chicão Bedin (PMDB). Sendo que em 2008, Rossato concorreu nas eleições no município – na oportunidade a reeleição -, e saiu derrotado do pleito para o então prefeito Chico Bedin.
Outro candidato que busca voltar à frente da administração de uma Prefeitura é o deputado estadual Percival Muniz (PPS), que “briga” no pleito em Rondonópolis. Ele já saiu vitorioso na disputa da prefeitura da 3° maior cidade do Estado em 2000 e agora, 12 anos depois, volta a disputar as eleições na cidade.