Pela segunda vez, em menos de um mês, a Justiça Eleitoral redistribuiu o tempo do horário eleitoral gratuito dos candidatos que concorrem aos cargos de prefeito e vereador na Capital.
A redistribuição foi motivada pela recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que recalculou os novos números referentes à composição das bancadas dos partidos políticos na Câmara Federal.
Com a nova redistribuição, o candidato petista Lúdio Cabral continua com o maior tempo, com 8min15seg, tendo perdido 5 segundos para o seu rival Mauro Mendes (PSB). Já Mendes, com os cinco segundos passou de 6min 14seg, para 6min19seg.
Apesar do novo recálculo, não aconteceu nenhuma alteração em relação ao tempo dos demais candidatos à prefeitura da Capital, sendo eles: Guilherme Maluf (PSDB), Carlos Brito (PSD), procurador Mauro de Lara (Psol) e Adolfo Grassi (PPL).
Motivos do recálculo - Na última quinta-feira (23.08), o ministro do TSE, Arnaldo Versiani observou que o partido Democrata (DEM) e o Partido da República (PR) enviaram duas petições ao supremo.
O DEM apontou um erro no anexo aprovado naquela sessão, pois, nela, sua bancada na Câmara Federal foi diminuída em 19 parlamentares, quando, na verdade, 17 deputados haviam migrado para o Partido Social Democrático (PSD). O PR afirmou que, após as eleições de 2010, o partido saiu com 41 deputados federais eleitos.
Dessa forma, com a nova tabela, para efeito de cálculo do tempo de propaganda, os Democratas passam a contar com dois deputados a mais. PR, PDT e PSB somam mais um parlamentar cada. O Partido dos Trabalhadores terá dois deputados a menos e o PSDB, PV e PTdoB perdem um parlamentar.
Veja como ficou a distribuição do horário:
Lúdio Cabral (Coligação Cuiabá Mato Grosso Brasil) - 8min15seg
Guilherme Maluf (Coligação Cuiabá pra Você) – 6min49seg
Mauro Mendes (Coligação Um novo Caminho para Cuiabá) – 6min19seg
Carlos Brito (Coligação Sentimento Cuiabano) – 5min07seg
Procurador Mauro (PSOL) – 1min47seg
Adolfo Grassi (Partido Pátria Livre) – 1min40seg