Após dar início à sessão plenária que permanecerá aberta até às 17 horas desse domingo de eleições, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos noticiou em entrevista coletiva a normalidade no início das eleições em todo Estado, com o funcionamento pleno de todas as seções eleitorais com votação eletrônica.
“Podemos perceber nesse início da votação que o empenho que dispensamos em quase 2 anos de trabalho foi gratificante. Estamos colhendo o fruto de nossos esforços e a tranquilidade que hoje podemos vivenciar é o resultado de uma série de ações preventivas que adotamos. Resta agora o eleitor votar com consciência, escolhendo o melhor candidato sem se deixar se influenciar por números. Ninguém tem bola de cristal para adivinhar o futuro. A escolha de quem vai dirigir a vida de nossas cidades dever ser feita observando as qualidades do candidato”, disse o presidente do TRE.
Questionado sobre a previsão para conclusão dos trabalhos de totalização dos votos, o presidente afirmou que o TRE de Mato Grosso está trabalhando para atender a meta do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê o encerramento da totalização dos votos para às 22 horas desse domingo, horário de Brasília, ou seja, em Mato Grosso, devido ao fuso-horário, até às 21 horas os eleitores de todo o Estado deverão conhecer seus representantes municipais.
Apesar de alguns registros de ocorrências envolvendo denúncias de compra de votos e propaganda de boca de urna, o presidente do TRE informou que às 10:30h da manhã deste domingo o Gabinete de Gestão Integrada, que reúne representantes de diversas instituições de segurança, irá divulgar um balanço com informações sobre prisões em que se foram constatadas as ocorrência de ilícito eleitoral.