Em Cuiabá, mais de 50 militantes do Partido da República (PR) e do Partido Social Democrático (PSD) resolveram abandonar a campanha dos candidatos a majoritária de suas respectivas siglas – PR: Mauro Mendes (PSB) e João Malheiros (PR); PSD: Carlos Brito (PSD) e Paulo Roberto Alves (PSD) -, para apoiar a candidatura do petista Lúdio Cabral, que tem como vice Francisco Faiad (PMDB).
Entre os militantes do PR, que se viu descontente com a “turma da botina” está o ex-secretário da Secopa, Eder Moraes. De acordo com Eder, a “debandada” é porque ninguém do PR, e muito menos de Mauro, os procurou a fim de buscar apoio, diferente de Lúdio Cabral.
No entanto, em entrevista ao VG Notícias, o coordenador da campanha de Mauro Mendes, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), disse que o apoio de Eder Moraes ao PT de Lúdio Cabral na disputa da Prefeitura de Cuiabá é porque, Moraes é muito próximo do Governador Silval Barbosa (PMDB) e simpatiza com Lúdio. Ele destacou ainda, que Eder sofre de síndrome de abandono.
“Eder está com síndrome do abandono, mas ele vai sempre continuar sendo o meu amigo”, disparou o deputado.
Ainda, segundo o republicano, integrantes do partido procuraram o ex-secretário assim como ouve conversas com outras pessoas a fim de buscar apoio em prol de Mendes. No caso de Eder ele não se manifestou em apoiar o socialista e devido à correria da campanha não houve outras conversas com ele.
“Nós do PR procuramos sim Eder Moraes, assim como outras pessoas, dialogamos para buscar apoio, mas ele, naquele momento, não se manifestou e devido à correria que está à campanha não houve outra conversa com ele”, relatou Emanuel.
Segundo ele, outras pessoas mesmo sem uma nova conversa procuraram o PR para manifestar sua vontade de trabalhar na campanha de Mendes, fato que não ocorreu com Eder. O deputado relatou que Moraes pediu desligamento do PR no episódio da Secopa, desde então não vem participando das reuniões e discussões políticas da sigla.
O parlamentar acrescentou que todos os candidatos a vereador republicano estão 100% fechados com Mendes, negando qualquer debandada para o PT de Lúdio Cabral e que apenas candidatos a vereadores do PSD estão do lado de Eder a fim de apoiar o petista.
“Todos os candidatos a vereadores do PR estão 100% na campanha de Mauro Mendes, apoiando ele neste pleito e os únicos que vão com Eder para um apoio ao Lúdio é os do PSD de Brito. Este apoio não vai mudar nada na campanha de Mauro”, finalizou o republicano.