Dezesseis candidatos ao cargo de vereador foram deditos e autuados pela prática de boca de urna e arregimentação de eleitores (Artigo 39, parágrafo 5º, inciso II, da Lei 9.504/97), em dez cidades do interior do Estado de Mato Grosso. Os candidatos foram flagrados distribuindo santinhos e colinhas próximos a locais de votação.
Na cidade de Guarantã do Norte (715 km ao Norte) foram detidos os candidatos Marcelo Ribeiro de Souza, Vilmar Assis de Lima e Adriano Frider. Na cidade o delegado Carlos Engelmann também lavrou termo circunstanciado de ocorrência (TCO) contra outras 11 pessoas por boca de urna. No município de Novo Mundo (785 km ao Norte) também foram detidos 3 candidatos a vereador.
As candidatas Genelice Epifanio da Costa e Maria Normacelia de Azevedo Soraiva, que disputam uma vaga de vereadora no município de Novo Horizonte, no Norte do Estado, foram detidas distribuindo santinhos e colinhas próximo a seções eleitorais. Com elas foram apreendidos cerca de 100 colinhas, 35 adesivos (praguinhas), e vários santinhos. Elas responderam termo circunstanciado de ocorrência (TCO) na Delegacia da Polícia Civil.
Em Juara (709 km ao Norte) o candidato “Lorão” foi detido com diversos santinhos no bolso e em seu carro, nas proximidades de uma seção eleitoral. Em Sorriso, a Polícia Civil apreendeu 28 vales-combustível de cinco litro com um cabo eleitoral de um candidato a vereador e 1 pessoa foi autuada por transporte irregular de eleitor, fornecido por um candidato a prefeito da cidade.
Os municípios com candidatos a vereador detidos são: Juara (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Santa Rita do Trivelato ((1), Jaciara (1), Pedra Preta (3), Guarantã do Norte (3), Novo Horizonte (2), Novo Mundo (3), São Pedro da Cipa (1).
Até o inicio da tarde, 101 pessoas já haviam sido autuadas nas delegacias da Polícia Judiciária Civil do interior do Estado de Mato Grosso, sendo 60 pela prática de boca de urna.