O delegado da Polícia Federal (PF), Cristiano Nascimento, responsável por conduzir os crimes eleitorais, declarou na segunda-feira (18.09), em coletiva à imprensa, que está investigando sete denúncias de compra de votos, entre elas, existe um candidato à Prefeitura de Várzea Grande envolvido. O delegado não quis revelar o nome do candidato para não atrapalhar as investigações.
De acordo com Cristiano, sua ouvidoria recebe diversas denúncias de compra de votos, mas, as que mais predominam são as de candidatos promovendo festas com bebidas e comidas, e usando a máquina pública, onde pessoas ligadas a órgãos, valendo da oportunidade, trocam o voto por uma cesta básica ou um atendimento médico e por último, os famosos vales-gasolina.
Cristiano revela que conforme vai chegando o dia da votação essas denúncias se intensificam. Conforme ele, é comum grupo de um candidato querendo acabar com a candidatura do adversário, fazendo essas denúncias.
Ao finalizar, o delegando explica que à pessoa que for fazer qualquer tipo de denúncia, tem que dar mais informações sobre o caso, para a fiscalização conseguir apurar com mais detalhes e tomar as providências cabíveis.
“Existe sempre o “grupo A” tentando prejudicar o “grupo B”, fazendo essas denúncias. Às vezes por medo de ser identificado, às pessoas acabam expondo seu caso de denúncia para a ouvidoria, mas com poucos detalhes, e isso acaba dificultando o trabalho da nossa fiscalização. Quanto mais precisa for à informação, maior vai ser o sucesso”, explica.