Confirmado como segundo na corrida pela Prefeitura, Lúdio Cabral (PT), com 21% das intenções de voto, engrossa a cada dia a lista de apoios junto aos movimentos comunitários de Cuiabá. Nesta segunda (10), ele se reuniu com 431 entidades, entre associações de moradores de bairros, sindicatos, representantes de minorias, da juventude comunitária, de clubes de mães mulheres, idosos e de grupos ligados à cultura tradicional cuiabana, que reafirmaram seu apoio à candidatura.
A reunião contou com aproximadamente 1.500 lideranças e moradores de diversos bairros da capital e aconteceu no bairro CPA 1, onde estiveram 121 presidentes, 94 vice-presidentes; 128 ex-presidentes e 88 ex-vice presidentes de associações de moradores.
A origem humilde, a seriedade e o envolvimento com as causas sociais foram alguns dos motivos da preferência das entidades pelo petista. O líder comunitário da zona rural, José Roberto Pacheco, aponta Lúdio como “homem do povo”. “Ele veio de baixo, não é milionário, é humilde. Por isso, acredito que fará um governo diferente”. Atualmente, há 21 comunidades e 52 associações de pequenos agricultores na Baixada Cuiabana.
Cultura
A adesão à campanha do petista já foi manifestada pelo Presidente de um dos principais blocos carnavalescos de Cuiabá, o Banana da Terra, o carnavalesco Celso Cesar Silva acredita que a eleição de Lúdio significará mais investimentos na cultura. “Queremos a valorização da cultura popular, que o povo tenha mais acesso à cultura, o que não acontece hoje. Também sou da área da saúde, sou fisioterapeuta, e conheço o Lúdio de sua prática como médico. Vejo como ele se entrega, dá tudo de si aos pacientes. Da mesma forma, acredito que vai se dedicar totalmente à cidade”.
Para as comunidades rurais, a expectativa é de investimentos na infraestrutura. A presidente do Assentamento Nova Conquista, Maria Elizabete da Silva, reclama da falta de pavimentação e de ônibus para atender aos moradores. “Lúdio é um homem voltado a trabalhar com as pessoas carentes, que olha pelo lado da pobreza. Acreditamos nele”, resume ela.
A preocupação com os índices de violência é grande entre os presidentes de associações de moradores de bairro. O vice-presidente do bairro Chácara dos Pinheiros, Silvestre Pinheiro, diz que o bairro sofre muito com este problema e reivindica um posto policial no local. “Outra coisa que sentimos falta é de educação e saúde de qualidade. O Lúdio é o melhor porque ele tem propostas boas para todas estas áreas”.
O candidato também conta com o apoio dos Conselhos de Segurança (Conseg) dos bairros. A presidente do Conseg do bairro Planalto, Sandra Gusmão de Almeida, avalia como positivas as ações previstas pelo petista nas mais diversas áreas. “Na saúde, segurança, transporte e educação ele tem propostas que atendem às necessidades dos moradores. Sei que o Lúdio irá concretizá-las, pois ele é sério e comprometido”.
Entre as entidades que já declararam apoio à candidatura de Lúdio estão o Movimento Comunitário do Coxipó, a Associação Mato-grossense de Obesidade, o Grupo Resgatando Vidas e Contra Drogas, a Juventude Comunitária, a Associação das Primeiras Damas de bairros de Cuiabá, a Liga Esportiva, as comunidades rurais da Guia, Cinturão Verde e Coxipó do Ouro, a Associação Mulheres e Jovens Rurais em Ação, grupo de Jovens da Igreja Nossa Senhora Milagrosa, a União Geral dos Trabalhadores e o Sindicato dos Vigilantes, Vigias e Guardas Municipais.