Dos três principais candidatos ao Paço Couto Magalhães, apenas o candidato Walace Guimarães (PMDB) possui perfil em uma rede social, na internet. O VG Notícias pesquisou o nome dos candidatos Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD) e Lucimar Campos (DEM), mas não achou nenhum perfil.
Apenas o marido da candidata democrata, o senador Jaime Campos, possui um perfil na rede. Os dois candidatos (Zaeli e Lucimar) até o momento não estão dando muita importância para os “internautas”, mesmo sabendo da profundidade que uma campanha na rede pode proporcionar, em relação a votos.
No entanto, apesar de Wallace ser o único candidato com perfil nas redes sociais, ele não está explorando para fazer campanha virtual. Desde a última sexta-feira (06.07), que a propaganda eleitoral está liberada, porém, até o momento ele postou apenas seu currículo em sua página do Facebook.
Nas eleições de 2010, a maioria dos candidatos atuou nas redes sociais, divulgando plano de governo, agenda e fotos de reuniões eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não proíbe a propaganda eleitoral nas redes sociais, blogs ou sites de mensagens instantâneas. O TSE só frisa que as mensagens eletrônicas enviadas devem possuir um meio que quem as receba possa fazer um pedido para não receber mais essas mensagens.
O candidato tem 48 horas para respeitar a decisão do internauta, sob pena de levar uma multa de R$ 100,00 por mensagem enviada, após esse prazo.