O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos Ribeiro, anunciou ontem (18.09), o lançamento da campanha “Cidade Limpa”, que vai iniciar após as 22h do dia 06 de outubro, prazo máximo para promover a propaganda eleitoral.
Os oficiais de justiça, juntamente com a Polícia Militar vão poder atuar, multando ou apreendendo, qualquer pessoa que estiver distribuindo os famosos santinhos nas aproximações das seções eleitorais de Mato Grosso.
Rui Ramos acredita que essa pratica antiga não serve mais para o eleitor decidir em quem votar, apenas dificulta o acesso dos eleitores que estão indo votar, sendo que se chover pode acontecer até um acidente.
“Não existe mais a necessidade de deixar esse santinho, a cidade não merece esse comportamento repetido há anos, acredito que o eleitor não sofre mais esse mal. Penso que nesse momento ele (Eleitor) já tem sua concepção formada no candidato que vai votar, esse santinho no chão apenas vai sujar a cidade”, explica.
De acordo com Rui Ramos, o candidato que não tiver o que fazer com esse material de campanha (santinho), pode entregar para o TRE, que vai encaminhar para a reciclagem, livrando a cidade desse tipo de lixo.
Fiscalização - Após o término do prazo para execução da propaganda eleitoral, uma equipe de oficiais de justiça, junto com a Polícia Militar, vai sair às ruas, fazendo uma fiscalização, principalmente nas mediações das seções eleitorais.
Segundo Rui Ramos, cada juiz Eleitoral vai definir seu horário de plantão e decidir qual o lugar escolhido para os candidatos entregarem seus “santinhos”.