A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (19.02) a antecipação dos pagamentos dos lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os pagamentos serão efetuados em cinco lotes entre os meses de maio e agosto, e não mais em sete lotes pagos entre junho a dezembro.
Segundo a Receita, o pagamento do primeiro lote será pago em 29 de maio, e os demais serão em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto, sendo o último em 30 de setembro.
A Receita também ampliou o prazo para o contribuinte agendar o débito automático da primeira cota ou cota única do imposto. Até agora, quem entregava a declaração até o fim de março tinha direito ao agendamento. A partir deste ano, a funcionalidade estará disponível para quem transmitir o documento até 10 de abril.
Outra mudança, e partir de agora o contribuinte receberá declaração pré-preenchida para aqueles com certificação digital. As informações da base de dados da Receita vão diretamente para o programa gerador, cabendo ao contribuinte apenas validar os dados e transmitir a declaração.
Lembrando que este ano o prazo de entrega da declaração começa no próximo dia 02 de março e irá até 30 de abril. A Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações do Imposto de Renda