Com a pandemia da covid-19, as compras online aumentaram e o número de reclamações disparou: 49% das queixas ao Procon-MT no primeiro quadrimestre foram devido a problemas compras em e-commerce. Como o Dia dos Namorados, uma das datas que mais movimentam o comércio, é neste fim de semana, o órgão dá dicas para o consumidor redobrar cuidado.
Entre janeiro e abril, o assunto mais reclamado foi a demora ou a não entrega do produto, com 18 mil queixas. Além disso, consumidores também se queixaram de cobrança indevida (9.872); produtos entregues com problemas (4.587), problemas com contrato, pedido ou orçamento (4.509) e serviço não fornecido (2.750).
Dicas - O Procon indica o consumidor a fazer uma pesquisa de preços, pesquisar reputação da loja, checar se o vendedor tem CNPJ, endereço físico e se divulga contato para que clientes tirem dúvidas. No site da fundação, há uma lista de sites não recomendados, que pode ser consultada a qualquer momento.
Outro ponto importante é duvidar de preços muito abaixo do mercado. Isso pode indicar golpes, fraudes ou que o produto é falsificado. Além disso, não é indicado responder mensagens de publicidade ou então acessar links enviados por mensagem de texto, WhatsApp ou e-mail.
Caso a compra já tenha sido feita, o Código Defesa do Consumidor garante a devolução do item em até sete dias depois da compra ou da entrega, sem nenhuma cobrança e com cancelamento registrado por escrito.