O Ministério Público do Estado, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível, comarca de Várzea Grande, instaurou um procedimento preparatório para abertura de inquérito cível, para investigar suposta fraude em licitações na gestão de Walace Guimarães (PMDB).
De acordo com o procedimento assinado pelo promotor de Justiça Luciano Andre Viruel Martinez, denúncia encaminhada ao órgão cita que houve fraudes na licitação para contratação de empresa para locação de veículos e máquinas pesadas para atender o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, além de alguns contratos com a Prefeitura municipal.
Conforme consulta no sistema SIMP-WEB do MPE, as empresas investigadas são: Penta Serviços e Máquinas Ltda – contratos com o DAE/VG e com a Prefeitura, a SM de Almeida e Silva & CIA LTDA e a NRA de Santana Locadora de Automóveis.
Além da investigação instaurada em 2015, sobre possível fraude nas licitações, o MPE também investiga desde 2014 os contratos do DAE/VG com essas três empresas por suposto superfaturamento.
Lobby – Conforme fontes do VG Notícias, o proprietário da empresa Penta, Antonio Roni de Liz, estaria pressionando os vereadores do município para que a nova gestão, sob o comando de Lucimar Campos (DEM), o mantenha nos quadros de fornecedores municipais. Roni, segundo relatou a fonte, teria oferecido “mimos” aos parlamentares que o apoiar.