25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 15:18 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 15h:18 - A | A

Justiça eleitoral

VG ultrapassa 40% dos eleitores com títulos cancelados; Prazo acaba em maio de 2020

Gislaine Morais/VG Notícias

Reprodução

cancelado

 

Dos 144.367 eleitores cadastrados em Várzea Grande, 63.867 estão irregulares com a Justiça Eleitoral, ou seja, um percentual que ultrapassa 44% dos eleitores que estão com os títulos cancelados.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral TRE/MT, os eleitores que estiverem dentro dessa estatística devem procurar a Justiça Eleitoral com urgência para efetuarem a regularização. O título cancelado acarreta restrições no exercício de direito e pode até mesmo ocasionar a suspensão do CPF.

Ainda segundo dados do TRE, a Capital do Estado também está com um alto índice de eleitores irregulares. Dos 339.112 eleitores cadastrados, em Cuiabá, 144.341 estão com os títulos cancelados, o que perfaz um percentual de 43%.

Para o desembargador, Gilberto Giraldelli, o quantitativo de eleitores com o título cancelado nos dois principais colégios eleitorais de Mato Grosso é considerado muito elevado pela Justiça Eleitoral.

Ele ainda acrescentou que essa situação precisa ser revertida, para que nas eleições municipais de 2020 o resultado das urnas reflita de fato na vontade da maioria dos eleitores que residem nos municípios.

O prazo para que o eleitor regularize a situação se encerra no início de maio de 2020, quando o cadastro nacional de eleitores é fechado para organização das eleições.

O diretor geral do TRE, Mauro Sergio Diogo pede para que a polução não deixe para a última hora, pois são 208 mil títulos cancelados.

De acordo com ele não será possível atender essa demanda em poucos meses. “Precisamos que o eleitor regularize a situação eleitoral agora, o quanto antes. Os postos de atendimento estão vazios. Estamos prontos para atender o cidadão com a devida brevidade e conforto. Não vamos ampliar nossa estrutura posteriormente”, frisou Mauro.

Além de não poder votar, eleitor com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é utilizado para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar ou renovar passaporte; tomar posse em cargo ou função pública; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de licitações, bem como contratar com a administração pública.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760