Várzea Grande será uma das sedes do novo modelo de segurança pública planejado pelo Governo de Pedro Taques (PDT). Aa medida foi publicada no Diário Oficial que circulou nesta quinta-feira (09.07).
Conforme a publicação, o governo do Estado pretende unificar a segurança pública entre as policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica. Os órgãos atuarão de forma integrada, dentro dos limites territoriais das Regiões Integras de Segurança Pública - RISP.
Serão no total 15 sedes da RISP espalhadas por todo o Estado, separadas de acordo com as características regionais de Mato Grosso, os municípios são, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste,Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.
Os órgãos relacionados indicarão um gestor para cada RISP, os quais, conjuntamente, discutirão problemas e soluções integradas para o combate à criminalidade, definindo um planejamento estratégico, contemplando estratégias de prevenção e de repressão, definindo as metas a serem alcançadas.
A coordenação dos trabalhos será realizada pela Secretaria Executiva de Segurança Pública e pela Secretaria Adjunta de Ações Integradas, no modelo de Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O Secretário de Estado de Segurança Pública, por meio de Portaria, definirá o funcionamento e as diretrizes operacionais das RISPs.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).