O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que Várzea Grande já encerrou a fase de coletas, tanto de amostras de sangue como de dados, para pesquisa soroepidemiológica da Covid-19 que deverá descobrir o percentual da população que já contraiu o novo Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde coletou 640 amostras que foram encaminhadas ao Estado.
“Estamos tratando dos dados agora, Várzea Grande já terminou a coleta, outros noves municípios já terminaram, mas logicamente nós vamos soltar o resultado de uma vez só”, disse o secretário ao oticias.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina em entrevista ao oticias, nessa sexta-feira (06.10), o município de Várzea Grande contribui com o Estado nessa parte da coleta de dados e de amostras já analise será por conta do Estado, em conjunto com a Unemat e com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“Nós fizemos a coleta de dados, das amostras e mandamos par ao Estado. A gente mandou através de formulário para o estado, as perguntas e as repostas e a receita da amostra de sangue foram para o laboratório do Estado. Eles que estão fazendo essa analise para poder mandar para os municípios e para os participantes da pesquisa”
Segundo Relva Cristina, o resultado é esperado para depois do dia 20 de outubro: “Eu não tenho uma data específica para te passar. A pesquisa questiona a condição financeira, a localidade, se a pessoa teve a doença, se não teve se teve contato e também a parte da saúde mental, que é muito importante porque essa doença ela afetou as pessoas como um todos, muitos perderam emprego, tiveram depressão enfim ele é um questionário muito completo. Então ali vamos ter uma fonte de informação muito grande”, relatou Relva.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).