07 de Setembro de 2024
07 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 09:53 - A | A

Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, 09h:53 - A | A

PROCESSO SELETIVO EM VG

VG contrata alfabetizadores para atuar no MT Muxirum em 2022

O Programa Mais MT Muxirum visa alfabetizar todos os mato-grossenses com 15 anos ou mais de idade que ainda não sabem ler e escrever

Adriana Assunção/VGN

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Silvio Fidelis lançou Edital 001 de 2022 do processo seletivo simplificado – modalidade análise de currículo/entrevista - para selecionar alfabetizadores para atuar no Programa Mais MT Muxirum em 2022, no âmbito da rede pública municipal de ensino do município.

O Programa Mais MT Muxirum tem por finalidade alfabetizar todos os mato-grossenses com 15 anos ou mais de idade que ainda não sabem ler e escrever.

As inscrições serão efetuadas no dia 24 e 25 de março, na Escola Municipal Mercedes de Paula Soda, localizada à Rua V nº 05 Bairro Jardim Paula I, Várzea Grande, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Não será cobrada taxa de inscrição. (veja critérios no final da matéria)

Segundo o edital, a análise dos currículos e entrevistas serão realizadas pela Comissão Organizadora composta pelos profissionais da SMECEL: Superintendência de Gestão – SMECEL/VG/MT- Silmara Lopes da Costa Feitosa; Superintendência de Gestão – SMECEL/VG/MT- Sara Vitalino de Souza e pela Coordenação Local do Programa Mais MT Muxirum – SMECEL/VG/MT Akemi Moraes Doi Vaz.

Consta do edital, que a Comissão Organizadora será responsável pela seleção dos alfabetizadores que acontecerá em duas etapas: Etapa 01: Análise de currículo e experiência profissional de caráter classificatório e eliminatório. Nesta etapa, a ação será o recebimento da Inscrição do (a) candidato (a), análise dos currículos e dos documentos comprobatórios e Divulgação dos candidatos aptos a participarem da entrevista.

A Etapa 02 envolve entrevista com a Comissão Organizadora de caráter classificatório e eliminatório: A entrevista estruturada será realizada pela Comissão Organizadora, o cronograma de agendamento contendo dia e horário será fixado na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande. “Para os candidatos que desempenharam a função de alfabetizador no ano de 2021, a comissão organizadora também fará a análise do desempenho e cumprimento de suas atribuições durante a vigência do referido ano, sua capacidade de diálogo com seus pares e com a coordenação local, podendo este ser considerado inapto para a função de alfabetizador.”

Consta ainda, que a divulgação final do resultado dar-se-á após a Comissão Organizadora apresentar parecer de homologação do certame. “O cronograma de agendamento das entrevistas será publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso e também afixado na sede da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande.

“São consideradas atribuições do alfabetizador: realizar busca ativa, identificar, mobilizar jovens, adultos e idosos, não alfabetizados e apresentar ao coordenador local, para ingresso e constituição de turma (s) de alfabetizadores; realizar atividades de avaliação dos estudantes mensalmente, registrando-as em portfólios, para acompanhamento da trajetória da aprendizagem de cada alfabetizando; realizar visitas às residências dos estudantes faltosos, para conhecer os motivos da ausência e incentivá-los a retornar; participar da formação inicial e continuada ofertadas pelas DREs; promover ações de incentivo à permanência dos estudantes, bem como incentivar os alfabetizados a continuar os estudos no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, ofertada no sistema de ensino público”, cita trecho do edital.

Leia também: Gilberto cita baixo número de internações e diz que Governo não deve abrir novos leitos de UTI Covid

A jornada diária de trabalho do Alfabetizador com os estudantes será obrigatoriamente de 3h, por 04 dias da semana, em um único período e local, totalizando 12 horas semanais de acordo com o horário de atendimento planejado pelos coordenadores Locais e Alfabetizadores; será considerado somente o atendimento em conjunto, não sendo permitido atendimento individualizado em residência.

PAGAMENTO DAS BOLSAS - Será concedida uma bolsa mensal no valor de R$ 600,00 por sete meses, a cada alfabetizador, por turma, podendo cada alfabetizador ter no máximo, duas turmas. “O alfabetizador deverá encaminhar, até o dia 02 do mês subsequente as atividades, ficha de frequência e relatório mensal ao Coordenador Local apresentando os registros das atividades administrativas e pedagógicas desenvolvidas com as suas respectivas turmas; o não cumprimento deste item pode prejudicar o recebimento mensal da bolsa.”

Consta ainda do edital, que os pagamentos das bolsas dos Alfabetizadores serão efetivados pela SEDUC/MT, por meio de depósitos em conta corrente informada na ficha de Inscrição. “O alfabetizador deverá ser titular de conta corrente ativa em qualquer instituição bancária. O recebimento do valor da bolsa está condicionado ao cumprimento das atividades e atribuições do programa.”

INSCRIÇÕES - Antes de efetivar a sua inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento aos dispositivos previsto no Edital e seus anexos e, entre elas, certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. “Ao preencher a ficha de inscrição, constante do anexo IV deste Edital, o nome do candidato deverá ser preenchido sem abreviações, em conformidade com o documento oficial de identidade.”

A medida prevê ainda que as informações prestadas na Ficha de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato. A Comissão de Análise de Currículo /entrevista terá o direito de excluir participantes do processo seletivo simplificado se o preenchimento for feito com dados incompletos ou incorretos, bem como, se constatado posteriormente serem inverídicas.

“Não será aceita a entrega condicional de documentos, bem como, após entrega da documentação, o encaminhamento de documentos complementares e/ou sua retirada. Não serão aceitos documentos após o ato da inscrição.”

Consta ainda, que serão eliminados os candidatos que não apresentarem as documentações exigidas no Edital. “Será entregue ao candidato o comprovante de inscrição no Processo Seletivo Simplificado, conforme modelo constante do Anexo III deste edital. A inscrição do candidato implicará o seu conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.”

A lista de documentos a serem entregues, a ficha de inscrição de alfabetizador, bem como, o edital completo e suas exigências circula no Diário Oficial dos Municípios (AMM), dessa segunda-feira (22.02).

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760