Várzea Grande terá uma Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência para discutir políticas públicas, garantir os direitos e o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes no município. A coordenadoria também vai interagir diretamente com todas as pastas da gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB) e beneficiar a população que chega a 12 mil pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, no município, segundo dados de associação da categoria.
“Esse compromisso foi assumido ainda em campanha e hoje torno oficial, ainda em abril deste ano, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo Municipal pelo nosso secretário de Governo, Ismael Alves, criando essa coordenadoria. Quero aproveitar para pedir aos nobres pares da Câmara de Vereadores que aprovem o projeto de lei que será enviado, para a criação da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Várzea Grande”, declarou o prefeito, durante a posse dos integrantes do novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande.
Conforme o prefeito, ele estuda a readequação de acessibilidade de toda a cidade e acelera a implementação da unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o Cridac. Kalil lembra que o município já é referência em educação e esportes para deficientes, possui uma escola municipal que é referência em atendimento especializado, o Centro João Ribeiro Filho, e, é Centro de Referência Paralímpico em Mato Grosso.
“Várzea Grande é uma cidade antiga, cresceu sem planejamento e precisa ter acessibilidade, porém custa dinheiro, projetos, licitações; exigências para o correto emprego do dinheiro público. Mas estamos avançando. Também já aportamos recursos para o Cridac, e, afirmo aqui que tudo isso vai sair do papel e será uma realidade. Não prometo resolver todos os problemas da cidade, mas vou concretizar todos os compromissos firmados com a população”, se comprometeu.
Taís Augusta de Paula, superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, parabenizou o prefeito Kalil Baracat pela decisão de implantação da Coordenadoria e afirmou que Várzea Grande tem avançado muito nas questões da pessoa com deficiência.
“O primeiro Centro Paralímpico veio para Várzea Grande que tem dado exemplo para a capital. Em Cuiabá nenhum prefeito nunca se dispôs a uma posse de conselheiros municipais dos diretos da pessoa com deficiência. Hoje o prefeito Kalil parou sua agenda para nos prestigiar e ainda anuncia essa importante decisão da coordenadoria. É um marco histórico para nós, fico muito feliz em ver o desenvolvimento de Várzea Grande nessa área. Parabéns ao prefeito Kalil Baracat, à secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira e ao secretário de Saúde Gonçalo de Barros, que sempre nos atendeu e nunca teve medo de críticas, muito pelo contrário nos atende e cumpre o que promete”, pontuou a superintendente Taís.
Diney Ribeiro Campos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande, disse que foi pego de surpresa e ficou feliz com o anúncio. “O prefeito já tinha esse compromisso conosco e fui pego de surpresa, mas estou feliz, vamos trabalhar com mais afinco para atender toda a demanda e para fiscalizar o Poder Público Municipal nas questões da pessoa com deficiência”, disse.
Leia mais; Bolsonaro chega ao Brasil após 89 dias nos Estados Unidos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).