A Secretaria Estadual de Saúde registrou 2.410 casos de dengues nos primeiros oito meses do ano em Várzea Grande. Desse total, 19 casos foram graves, o restante como casos simples da doença. Os números assustam em relação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade registrou 298 casos.
Dois óbitos - sendo um confirmado e um em investigação-, foram registrados. Neste ano o município apresentou a circulação do tipo 4 da doença, outras localidades como Cuiabá e a Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres), também registrou a circulação do vírus.
De acordo com os dados, Cuiabá registrou 10.311 casos de dengue, desses 55 são de casos graves. No mesmo período de 2011, a Capital constatou 1.092 casos.
O Estado já totaliza 36.184 notificações da doença. Desse total, 116 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento existem 18 óbitos, sendo 13 confirmados e cinco em investigação.
Além de Várzea Grande, os municípios que registraram óbitos foram: Cuiabá, cinco óbitos confirmados; Sinop, três casos confirmados; Aripuanã, um óbito confirmado; Sorriso, um óbito confirmado; Tangará da Serra, um óbito confirmado; Nortelândia, um óbito confirmado; Campo Novo dos Parecis, um óbito em investigação; Jaciara, um óbito em investigação; Vila Bela da Santíssima Trindade (um óbito em investigação) e Planalto da Serra, um óbito em investigação.
Prevenção: Medidas simples de prevenção e que devem ser tomadas pela população podem reduzir o número de casos de dengue em todo o Estado. A população deve manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada nas lajes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).