Com baixo índice de casos de dengue, a cidade de Várzea Grande desenvolve ações para evitar que, com as chuvas, o mosquito volte a fazer vítimas no município. Segundo os dados do Boletim Epidemiológico de Mato Grosso, em 2018, foram notificados 12.890 casos de dengue, chikungunya e Zika na cidade. Em 2019, foram 503. E, em 2020, foram notificados 46 casos. Uma das medidas foi fazer um combate antecipado da doença. Antes mesmo do período de chuvas o trabalho de combate já era feito pelos agentes de saúde.
Mas mesmo com poucos casos, Várzea Grande precisa ficar em alerta. O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, ressalta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.
O médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Cláudio Maierovitch, alerta que a melhor forma de combate ao Aedes aegypti é combatendo aos focos do mosquito, que estão em sua maioria dentro das casas. Por isso a população precisa se mobilizar.
“A principal prevenção – para as três doenças – se refere à transmissão. A primeira coisa é quanto à eliminação dos criadouros dos mosquitos. Qualquer objeto, qualquer coisa que possa acumular água parada, especialmente água limpa, mas não só água limpa, dentro dos quintais, dentro de casa, mesmo em apartamento, em locais de trabalho, pode se transformar em um criadouro para o mosquito Aedes aegypti. É um mosquito que gosta de ficar perto das pessoas. É importantíssimo que haja um esforço de todos para eliminar essas condições que favorecem a proliferação do mosquito"
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).