23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 13:40 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 13h:40 - A | A

De Olho em VG

Várzea Grande amplia monitoramento por câmeras e deve incluir parques e praças

O secretário Defesa Social, Alessandro Ferreira, afirma que as imagens são acessadas por agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares

Adriana Assunção/VGN

O coronel PM Alessandro Ferreira, secretário de Defesa Social de Várzea Grande, destacou a colaboração entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) para expandir o monitoramento por câmeras na cidade. Atualmente, 44 câmeras já monitoram diversos pontos, mas a proposta é cobrir toda a cidade, incluindo principais vias de entrada e saída, parques e praças públicas, com o objetivo de reforçar a segurança dos cidadãos.

Em entrevista ao , o secretário explicou que o centro de monitoramento, instalado pelo secretário Breno Gomes e apoiado pelo programa Vigia Mais do Governo do Estado, conta com três tipos de câmeras: OCR, Speed Dome e câmeras fixas. O compartilhamento de imagens entre a Prefeitura e o Estado, por meio de um termo de cooperação técnica assinado pelo prefeito Kalil Baracat, possibilita o acesso a essas imagens por agentes de trânsito, guardas municipais e policiais.

“Temos nosso centro de monitoramento instalado pelo secretário Breno e o Governo do Estado, através do Vigia Mais, instalou algumas câmeras no nosso município também. Temos três modelos de câmeras: são câmeras OCR, câmeras Speed Dome e o modelo de câmeras fixas. Então, através desse termo de cooperação técnico, assinado pelo prefeito Kalil, as imagens do sistema de segurança de monitoramento da Prefeitura são compartilhadas com o Estado, bem como, o Estado compartilha com a Prefeitura”, disse. 

A ideia futura: é colocar câmeras de segurança em todos os parques e praças públicas de Várzea Grande

As câmeras, inclusive aquelas instaladas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), segundo Ferreira, têm sido úteis em atuações preventivas no trânsito e em ações criminais. Ferreira ressaltou que o sistema é elogiado, sendo utilizado inclusive como prova em investigações, e esclareceu que, embora algumas câmeras possam registrar infrações, o principal objetivo é garantir a segurança dos cidadãos.

“Elas entram na plataforma Vigia Mais Mato Grosso, que inclusive trabalha para servir de prova para crimes. Para você ter ideia, o pessoal da DHPP, eles tiveram aqui acompanhando o nosso sistema em Várzea Grande e super elogiaram nosso sistema. Nossas câmeras OCR, inclusive, contribuíram para desvendar algumas investigações”, afirmou o secretário.

Questionado se as câmeras de segurança também são usadas para aplicação de multa, o secretário afirma que algumas são programadas para registrar quando os condutores ultrapassam a velocidade permitida.

“Tem algumas, aquelas instaladas, por exemplo, no sinal na avenida Filinto Müller, aquelas câmaras, elas têm a programação para isso. Agora, ela servirá como vigilância geral. Ela não foi adquirida e colocada para fazer multa. Isso daí não é o objetivo principal dela não, o objetivo é dar segurança ao cidadão”, afirmou o secretário de Defesa.

O secretário anunciou a expansão do monitoramento até janeiro de 2024, com a instalação do centro de monitoramento na nova sede da Guarda Municipal, no antigo Fórum de Várzea Grande. Ele destacou a intenção de fornecer treinamento aos envolvidos para melhor utilização do sistema. “Vamos inclusive fazer uma capacitação. Eles vão ter acesso a todas as câmaras com esse termo de cooperação que fizemos.”

Leia também: Kalil entra para “história” ao atualizar benefícios ao funcionalismo após duas décadas defasados

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760