A Prefeitura de Várzea Grande abriu nesta terça-feira (09.08) o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos. O cadastramento pode ser realizado no site da Prefeitura na aba Imunização Covid-19 Cadastro.
Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu autorizar a aplicação da vacina CoronaVac, de forma emergencial, em crianças de 3 a 5 anos de idade.
Conforme a equipe técnica da Anvisa, dados apontaram não ter ocorrido efeitos adversos em crianças que receberam CoronaVac, e que o ideal é a aplicação de duas doses do imunizante em um intervalo de 28 dias, e não aplicação em crianças em imunossuprimidos.
Desde então, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), vem cobrando do Ministério da Saúde a liberação de novos lotes da vacina CoronaVac contra a Covid-19, para iniciar a vacinação de crianças a partir de 3 anos no município.
A decisão de abrir o pré-cadastro partiu de uma reunião entre o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros com objetivo de “agilizar o atendimento das crianças, quando iniciar as aplicações”.
“Estamos aguardando o recebimento das vacinas para iniciar a vacinação infantil desta faixa etária o mais breve possível. Todos devem se cadastrar no país para receber as doses, as crianças também. Porém, se a família não tiver acesso à internet, é só aguardar o anúncio do início da vacinação, e ir aos postos de saúde, que o cadastro será feito na hora. Abrir o pré-cadastro é uma forma de organizar os serviços, visto que temos um público estimado nesta faixa etária de 4,5 mil crianças a serem vacinadas”, explicou o secretário Gonçalo Barros.
Kalil Baracat destacou a importância de se completar o ciclo vacinal. “Queremos e vamos avançar ainda mais na imunização de toda nossa população, pois o número de casos vem aumentando gradativamente e, felizmente, com menor gravidade. Os dados apresentados pela Saúde Municipal apontam que 98% da nossa população tomou a primeira dose, 83% segunda dose e apenas 52% a terceira e 25% a quarta. Crianças de 5 a 11 anos já somam 40% do total desta faixa etária, onde vacinamos apenas 15 mil das 35 mil”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).