A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve ser aplicada em qualquer pessoa em todo território brasileiro a partir dessa quarta-feira (01.07). Em Cuiabá, serão disponibilizadas as doses nos 93 postos de vacinação até o próximo dia 24 de julho ou enquanto durarem os estoques.
Os interessados devem comparecer com seus cartões de vacina e cartão SUS para se protegerem contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.
Segundo a Prefeitura Municipal, apesar da estratégia de imunização ter sido dividida em três fases para atender no mínimo 90% dos grupos tidos como prioritários, a procura permaneceu abaixo da meta estabelecida em todo país.
Foram 18 milhões de pessoas que não compareceram aos postos para receberem as doses, entre elas, trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas de 6 a 59 anos com doenças crônicas ou deficiências e professores de escolas públicas e privadas.
Na Capital, os profissionais da saúde e os idosos ultrapassaram a meta de imunização com índices de 170% e 133%, respectivamente. A baixa adesão foram nos grupos compostos por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 37,57%, e 34,36% respectivamente. Adultos é que a meta se aproxime do ideal com a prorrogação.
Com a medida, a Saúde municipal busca aproximar da meta de 90% de cada público prioritário que é o considerado ideal para o Ministério da Saúde. (Com informações Secom)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).