Os prefeitos dos municípios de Sorriso, Juara e Confresa decretaram situação de emergência em áreas que estão sendo afetadas pela falta de chuvas. Os decretos, circulam no Diário Oficial dos Municípios (AMM), desta terça-feira (02.01).
Em Sorriso (a 396 km de Cuiabá), o prefeito Ari Genézio Lafin, publicou o decreto nº 1.025, estabelecendo situação de emergência por um período de 180 dias, ou seja, seis meses, em algumas áreas do município devido ao longo período de estiagem.
Outro município afetado pela escassez de chuvas é Confresa (a 1.049 km de Cuiabá), onde o prefeito Ronio Condão Barros Milhomem (PP), publicou o decreto nº 181/2023, constando que desde o segundo semestre de 2023, a cidade sofre com uma grave seca, devido à falta de chuvas em todo o território da cidade, provocando um regime hídrico abaixo da média mensal e afetando a saúde e qualidade de vida dos moradores da cidade.
De acordo com relatórios técnicos, a escassez da água vem causando danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedades rurais. Ainda consta do decreto, que a medida deve vigorar pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Em Juara (a 653 km de Cuiabá), o período de estiagem registrado no quatro trimestre do ano de 2023 afetou o plantio e o desenvolvimento das lavouras no município, ocasionando "prejuízos imensuráveis" aos produtores e, por consequência, aos demais setores da sociedade. O prefeito Carlos Amadeu Sirena, publicou o decreto nº 2.018/2023, que estabelece emergência por um período de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Conforme os documentos, as Prefeituras estão mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, com a reabilitação do cenário e reconstrução das cidades.
Além disso, também estão sendo convocados voluntários para reforçar as ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos para auxiliar na assistência à população afetada pelo desastre.
Leia também: Apostador de MT gasta R$ 22 mil em jogo da Mega da Virada, mas não fica milionário
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).