O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, assinaram nesta quarta-feira (17.01), um Termo de Cooperação para a instalação de um posto de atendimento da biometria no local.
O posto vai funcionar no Teatro Zulmira Canavarros, administrado pelo Poder Legislativo estadual, e contará com dez guichês, para atender a população nos períodos matutino e vespertino. A expectativa é atender até 350 eleitores por dia no local. A inauguração do posto deve acontecer nos próximos dez dias.
O desembargador Pedro Sakamoto agradeceu a parceria com a Assembleia Legislativa, que vai fornecer o espaço físico e 20 servidores para atender os eleitores, sob supervisão dos servidores da Justiça Eleitoral. "Estamos ampliando nossas frentes de atendimento para atender melhor o eleitor. Na próxima semana estaremos atendendo também no Ganha Tempo do CPA 1, além dos postos no Goiabeiras Shopping e no Shopping 3 Américas e da Casa da Democracia. Estamos trabalhando para propiciar aos eleitores um atendimento com mais qualidade. Agradecemos ao presidente Botelho por esta colaboração inestimável".
O presidente da Assembleia Legislativa informou que a instituição está aberta para as parcerias institucionais, em benefício da sociedade. "Isso é importante para Cuiabá e Várzea Grande, por isso procuramos o TRE para esta parceria. Queremos ajudar no sentido de ampliar os postos de atendimento, para atender o maior número de pessoas".
Atendimento acontece mediante distribuição de senhas
Devido ao alto volume da demanda nas últimas semanas, a Justiça Eleitoral se vê obrigada agora a atender com distribuição de senhas, em Cuiabá, VG e Sinop.
O limite das senhas é definido de acordo com a capacidade diária de atendimento em cada Central ou posto avançado, que é definida pelo número de guichês e de servidores disponíveis para atender os eleitores, considerando que o horário já está estendido para manhã e tarde.
O limite de senhas distribuídas também está vinculado ao sistema ELO, mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem apresentado oscilações devido ao alto volume de acessos em todo o Brasil.
Veja documentos necessários para a biometria
· Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);
· Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);
· Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).
Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).