26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16:03 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16h:03 - A | A

GOVERNO DO ESTADO

TJ confirma decisão do STF sobre obrigação de cortar ponto dos servidores da educação em greve

Sarah Mendes/VG Notícias

palácio da justiça

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), confirmou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de que o Estado é obrigado a cortar o ponto de servidores que se ausentarem do seu expediente em razão de greve. A decisão foi proferida na última sexta-feira (08.06).

A relatora do caso, desembargadora Antônia Siqueira Rodrigues, declarou que a greve é um direito dos trabalhadores, mas não é um direito absoluto. “A propósito, o movimento grevista foi deflagrado pelo fato de não terem sido atendidas as reivindicações quanto ao realinhamento salarial da categoria, em razão de o Estado alegar não possuir capacidade financeira. Logo, a greve não foi provocada por atraso ou impontualidade no pagamento do salário, questões afetas ao meio ambiente ou saúde do empregado, nem mesmo por situação excepcional ou conduta imputável ao Governo, a justificar a suspensão do vínculo funcional, mas pelo fato de não se ter chegado a um acordo sobre questões salariais da categoria”, disse ela.

Conforme a magistrada, a decisão do STF no Recurso Extraordinário (RE) 693456 estabelece para todo o território nacional que “o Poder Público deve proceder os descontos dos dias de paralisação”, com a exceção nos casos de conduta ilícita do Poder Público “ou por motivos excepcionais que justifiquem o afastamento da premissa da suspensão da relação funcional ou de trabalho”.

Parte dos servidores da educação do Estado estão em greve desde o dia 27 de maio, em razão de melhorias na carreira e estrutura da educação. Segundo Antônia, a decisão do governador de cortar o ponto dos servidores grevistas, não é indevida, considerando que não está havendo prestação de serviço.

O voto da desembargadora Antônia Rodrigues foi acompanhado por unanimidade pelos demais magistrados.

Com informações da SECOM/MT

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760