Cerca de mil moradores de Cuiabá foram surpreendidos com um grande temporal, causado por chuvas e rajadas de ventos na manhã de desta sexta-feira (1º.02), em Cuiabá. Ao a concessionária Energisa informou que o sistema de monitoramento da empresa registrou mais de 2.300 raios e aproximadamente nove bairros da Capital foram impactados com o temporal.
Segundo a concessionária, a maioria das ocorrências foi ocasionada por vento forte, quedas de galhos e o lançamento de placas e telhas sobre cabos de energia, além de descargas elétricas.
Entre os bairros afetados estão o Boa Esperança, Alvorada, Monte Líbano, Santa Helena, Quilombo, Consil, Santa Rosa, Sucuri e Carumbé. Todos os registros já estão com atendimentos acionados.
De acordo com os registros, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) houve danos nas conexões de rede e parte do campus foi afetada. O fornecimento já foi restabelecido na universidade e em imóveis nas imediações.
No Carumbé, uma placa de publicidade foi jogada sobre os fios pelo vento. No local, houve queda de granizo na região e incidência alta de raios e as equipes continuam no local.
Já na região do Monte Líbano, os profissionais da concessionária atuaram com o Corpo de Bombeiros devido ao rompimento de cabos. O atendimento já foi normalizado.
Segundo a concessionária, em Várzea Grande, apesar das forte chuvas, não houve registros de ocorrências graves.
A Energisa orienta ainda alguns cuidados para dias chuvosos, como:
• Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
• Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados;
• Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou incêndio;
• Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo a postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos devido ao risco de descargas elétricas naturais.
Leia também: DAE faz operação de corte no Residencial Solaris do Tarumã e região; veja como negociar dívida
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).