25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018, 13:30 - A | A

Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018, 13h:30 - A | A

cobrança

Taques diz que salário dos professores de MT “é um dos melhores do país” e cobra qualidade no ensino

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Pedro Taques critica Perri, Amam reage

Governador Pedro Taques (PSDB)


 

Às vésperas do início do ano letivo da rede estadual, o governador Pedro Taques (PSDB), afirmou que o salário dos professores da rede estadual de Educação é um dos melhores do país - mas cobra que os profisisonais da área sejam aplicados e que ensino em Mato Grosso seja o melhor do Brasil.

Taques disse que nos últimos anos, apesar das dificuldades financeiras, o governo do Estado conseguiu cumprir com alguns compromissos de campanha e conceder revisão salarial de algumas categorias do funcionalismo público, sendo um deles, os profissionais da Educação, que em 2016 paralisaram atividades por 65 dias reivindicando, à época aumento do piso salarial e a correção da inflação referente à diferença do piso salarial.

“Apesar das dificuldades que o caixa do governo enfrenta, conseguimos cumprir com compromisso constitucional e conseguimos reajustar o salário de várias categorias a qual estava defasado. Um dos salários reajustados foi dos professores. O salário deles é um dos melhores do país, mas esperamos que o ensino também seja o melhor”, declarou durante visita à Assembleia Legislativa.

Atualmente, o salário inicial do professor da rede estadual é de R$ 3.640,34 mil. Ao todo, 22 mil professores lecionam na rede pública do Estado, sendo 60% dos profissionais contratados.

O governo do Estado realizou em 2017, com previsão de chamamento neste ano, o concurso público visando a contratação de 5.748 mil profissionais para atuarem na rede estadual de Educação. Destas vagas, 3.324 mil são destinadas para o cargo de professor da Educação Básica.

Importante destacar ainda, que no próximo dia 15 de fevereiro, está previsto o início do ano letivo de 2018 na rede estadual, com previsão de término em 21 de dezembro.

Outro Lado – Ao oticias a secretária de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Guelda Andrade, rebateu as declarações do governador e disse que para ter ensino de qualidade no Estado é necessário que o governo aplique recursos na Educação, principalmente na reforma das unidades educacionais.

“Para pensar qualidade na educação não necessita apenas valorização do profissional. Necessita também de estrutura física das escolas adequadas, salas de aulas climatizadas, laboratórios, educação de tempo integral. As escolas de Mato Grosso são uma vergonha. É preciso também pensar a formação de qualidade para os profissionais da educação”, declarou.

Além disso, Andrade afirmou que o “bom salário” que Taques alega pagar aos profissionais da Educação representa apenas os “ganhos reais” que a categoria tem direito.

“O salário que os profissionais da educação recebem tem sido uma vergonha. O governo fez ao longo dos anos de 2016 e 2017, foi cumprir, na marra os ganhos reais que a categoria tinha direito, e que inclusive, virou lei. O reajuste ainda tem sido parcelado o que faz com que o servidor sofra perdas salariais, perdendo o poder de compra. Mas, o governo insiste em convencer a sociedade que os profissionais da Educação são bem pagos no Estado. Ele falta com a verdade com sociedade quando faz essa afirmação”, finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760