A dois dias do fim do prazo para alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de domicílio, regularização do título eleitoral cancelado, moradores de Várzea Grande, causaram tumulto em frente ao Cartório Eleitoral na tarde desta segunda-feira (02.05). O cartório fica na avenida Castelo Branco. As solicitações eleitorais para esses serviços só poderão ser feitas até esta quarta-feira (04.05) Depois do prazo, o TRE-MT fecha o cadastro, visando à preparação das Eleições 2022.
Conforme contou uma moradora à reportagem do #VGN, a manifestação dos que procuraram o cartório foi provocada pela demora no atendimento. Segundo ela, muitas pessoas estavam reclamando por estarem há horas aguardando do lado de fora.
“Cheguei cedo, mas ainda estou na fila aqui fora. O atendimento está muito lento, e o sistema ainda ficou fora do ar. Estamos fazendo a nossa parte, mas eles precisam ter uma estrutura para conseguir a atender à demanda”, disse a moradora.
Em contato com uma servidora do cartório, a explicação foi a de que o sistema de regularização ficou fora do ar, não só em Várzea Grande, mas na maioria do Estado. Segundo ela a funcionária, os atendimentos seguem até as 18 horas de hoje (02), assim como nesta terça-feira e quarta-feira (04), quando se encerra o prazo.
Em Várzea Grande, 35.666 mil eleitores estão com os títulos cancelados, o que os impedem de votar na eleição de outubro deste ano. As eleições está previstas para o 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno - se houver onde houver.
O Tribunal Regional Eleitoral informou que o eleitor com o título cancelado por ausência à revisão biométrica deve regularizar a situação, mesmo sem a coleta da biometria, que continua suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atendimento será realizado normalmente, sem a coleta da digital, permitindo que a pessoa vote na eleição.
Leia também - Empresa aponta inconstitucionalidade de lei e tenta se livrar de pagar R$ 44 mil em taxas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).