O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis apresentou nessa quarta-feira (1º.03) um panorama geral sobre o “Programa Esporte para Além das Fronteiras” em reunião com representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT), em Florianópolis/SC.
O Projeto é idealizado pelos irmãos Nogueira e implementado na gestão Kalil Baracat (MDB) e do vice-prefeito José Hazama (União), no início de 2022. Atualmente, o Programa atende cerca de cinco mil estudantes da rede municipal, na prática de lutas marciais.
“O Programa Esporte para Além das Fronteiras é um projeto realizado em parceria com a consultoria Inteligência Educacional e o Instituto Irmãos Nogueira, visando possibilitar aos alunos da rede municipal a atividade esportiva de contraturno que, além dos benefícios para a saúde naturais do esporte, também trazem benefícios pedagógicos e sociais pela valorização do respeito, da disciplina, do autocontrole e outros princípios ligados às artes marciais” explicou o secretário.
Participaram da reunião em Florianópolis/SC, com cerca de 40 dirigentes municipais catarinenses, membros da diretoria executiva e conselhos fiscal, estadual e nacional da entidade. O campeão do UFC, Rodrigo Nogueira Minotauro também marcou presença no evento.
Ao todo, segundo o secretário, a Prefeitura investiu quase R$ 1 milhão com a licitação de equipamentos novos e individuais para as quatro modalidades: Jiu-Jitsu; Muay Thai; Boxe e Judô. Segundo Silvio, os resultados já estão sendo registrados.
“Nosso aluno Cyro Nascimento conquistou o 1º lugar na categoria sub-15 e sua equipe foi vice-campeã no 1º Open de Judô "Kazuo Ninomiya" em Cuiabá. Também ficamos com o 4º lugar na 6ª Copa Várzea Grande de Judô e o 4º lugar na 11ª Copa de Judô Guima CCJ. Tudo isso com pouco mais de um ano da implantação do projeto em nosso município” afirmou.
Leia mais: Vinda de Lula à Rondonópolis terá revista de mochilas e bolsas; veja regras de segurança
PESQUISA - O secretário Silvio Fidelis apresentou durante o evento dados de uma pesquisa recente realizada entre estudantes, famílias e profissionais que participam do projeto. Segundo ele, os dados revelaram que 96% das famílias avaliam o projeto como muito eficaz ou totalmente eficaz no aprimoramento de valores dos estudantes.
Constam, ainda, que 92% das famílias consideram que os temas abordados durante os encontros contribuem muito para o estímulo de relações saudáveis dentro e fora da escola e que 95% dos estudantes concordam que as aulas do projeto contribuíram também para o seu aprendizado na escola e para o relacionamento com colegas. Ele afira ainda, que familiares e 82,4% dos professores “concordam plenamente” que o projeto auxiliou no desenvolvimento motor, físico, cognitivo e afetivo dos alunos.
Também participou do evento a secretária adjunta de Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders e do presidente da UNDIME/SC, Alex Cleidir Tardetti, que também é secretário de Educação do município de São Lourenço do Oeste/SC. (Com informações da assessoria)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).