O Ministério da Saúde vai ouvir 1250 pessoasem Mato Grosso, ainda neste mês de março, para avaliar as sequelas da Covid-19. Ao todo, a pesquisa vai entrevistar 33.250 pessoas infectadas pelo coronavírus em 133 municípios brasileiros, incluindo Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
Os participantes, selecionados por sorteio, vão receber uma equipe de entrevistadores em casa e devem responder perguntas sobre temas como vacinação, histórico de infecção e os sintomas de longa duração.
Esta é a segunda fase do Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil. As informações coletadas serão usadas para a elaboração de políticas públicas direcionadas ao tratamento da Covid longa.
Entre 2020 e 2021, o Epicovid-19 ajudou pesquisadores e autoridades com informações sobre os efeitos e a disseminação do vírus. O levantamento mostrou, por exemplo, que a quantidade de pessoas infectadas naquele período era três vezes maior que os dados oficiais.
Leia Também: Audiência que irá debater proibição da pesca em MT é adiada pela terceira vez
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).