A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT) está promovendo um Seminário Estadual sobre Educação Infantil com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA): percursos e práticas para uma educação inclusiva. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e reunirá especialistas, educadores e gestores para debaterem estratégias e práticas que favoreçam a inclusão de crianças com TEA nas escolas.
Conforme o presidente da Undime/MT, secretário de Educação de Várzea Grande Silvio Fidelis, o Seminário tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimentos sobre a educação infantil inclusiva, com foco especial no TEA. Serão abordados temas como diagnóstico precoce, adaptações curriculares, recursos pedagógicos, formação de professores e práticas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças com TEA.
Ainda, segundo ele, o Seminário irá proporcionar aos municípios de Mato Grosso reflexões sobre os caminhos percorridos na educação inclusiva e o aumento de crianças com diagnóstico.
O evento contará com a participação de renomados palestrantes e especialistas na área, que compartilharão seus conhecimentos e experiências. Além disso, serão realizadas mesas-redondas, debates e oficinas práticas, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e adquirir novas ferramentas para a prática educacional inclusiva.
Silvio reforça a importância de promover a inclusão de crianças com TEA desde a educação infantil, oferecendo a elas um ambiente acolhedor e adaptado às suas necessidades.” Acredita-se que a educação inclusiva é fundamental para garantir o desenvolvimento pleno e a participação ativa de todas as crianças na sociedade”, destaca.
As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do site www.ferrazeventos.com.br. A inscrição custa R$ 150,00, contudo, municípios adimplentes com a Undime/MT tem direito a uma inscrição gratuita para o Dirigente Municipal de Educação (para ter esse direito o/a Dirigente deverá solicitar o cupom de gratuidade no e-mail: [email protected]).
O presidente da Undime/MT, ressalta a necessidade dos municípios e instituições de ensino buscarem capacitação e conhecimento sobre o TEA, seu desenvolvimento, comunicação, comportamentos atípicos, adaptações curriculares necessárias, importância do diagnóstico e intervenção precoce. “O seminário abordará temas relacionados à neurologia pediátrica, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e perspectivas sociais e familiares. Seu objetivo é promover a discussão e reflexão sobre o conhecimento científico no campo da educação inclusiva e fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências educacionais. O seminário também oferece certificação para os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das sessões”, explica Silvio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).