Durante a abertura do Seminário Rumo à Sustentabilidade: Lixo, Cidadania e Dignidade nesta terça-feira (09.10), a secretária adjunta de Qualidade Ambiental em substituição, Lilian Ferreira dos Santos, destacou que uma das preocupações do Governo do Estado e da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) é a gestão dos resíduos sólidos em Mato Grosso.
Representando o secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda, que está cumprindo agenda em Brasília, Lilian Ferreira lembrou algumas das ações que a Sema vem desenvolvendo em relação aos resíduos sólidos, como a finalização dos trabalhos de revisão da Política Estadual e a notificação dos municípios com relação a desativação dos lixões e implantação dos aterros sanitários. “Outra ação significativa vem sendo desenvolvida junto aos catadores de recicláveis, de caráter social, tão importante quanto as ações ambientais”.
O Seminário Rumo à Sustentabilidade: Lixo, Cidadania e Dignidade reúne catadores de recicláveis, estudantes, técnicos e servidores públicos, entre outros, com o objetivo de promover e recompor o Fórum, com compromisso de ser um espaço de discussão, direcionando metas a fim de tornar efetiva a Política de Resíduos Sólidos e as normas constitucionais vigentes no país.
A primeira palestra da tarde foi ministrada pela coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz, que abordou a atual situação da Gestão de Resíduos no Estado.
Em seguida Patryck Ayala, procurador do Estado, falou sobre o princípio da sustentabilidade na Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
O tema “Precariedade da Situação dos Resíduos Sólidos no Estado de Mato Grosso” foi o tema da palestra do professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dr. Hugo José Scheuer Werle.
A mesa redonda com o tema “Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a Inserção Social do Catador” com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, encerraram o circuito de palestras.
Ao final do evento, representantes de órgãos e instituições assinaram uma Carta de Adesão redigida pelos integrantes do Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”, visando o fortalecimento das ações voltadas à gestão dos resíduos sólidos.
O Seminário que terminou nesta terça-feira foi uma realização do Fórum Mato-Grossense Lixo e Cidadania e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ministério Público do Trabalho (MPT), e Eletrobras/Eletronorte.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).