Seminário Dados para Quê? O evento, promovido pelo Ministério da Educação, Inep e Unesco no Brasil, realizado em Brasília, nesta terça-feira e quarta-feira (12 e 13/12), reúne pesquisadores, especialistas e líderes educacionais para discutir a produção, qualidade e aprimoramento de dados relacionados à educação.
O foco do seminário, segundo o vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis, é debater as modalidades de ensino e temas educacionais abrangidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.
Silvio Fidelis, que também é secretário de Educação de Várzea Grande, representa a Undime na abertura do evento, destacou a relevância dos dados para a formulação, monitoramento, financiamento, infraestrutura e avaliação das políticas públicas.
O intuito do encontro, segundo o Ministério da Educação (MEC) é sensibilizar os órgãos responsáveis pela formulação, coleta, sistematização e divulgação sobre a importância dos dados necessários para essas populações nos três níveis governamentais, bem como sensibilizar os gestores educacionais a usarem os dados na construção de políticas públicas e no seu monitoramento.
Além disso, será discutido a utilização e o alcance dos dados educacionais por parte das escolas, elaborar recomendações para todas as áreas específicas, melhorando a coleta, a divulgação e o uso dos dados.
Programação – Hoje (12.12), a abertura do Seminário conta com a participação do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; da secretária da Secadi, Zara Figueiredo; do presidente do Inep, Manuel Palácios; da diretora e representante da UNESCO do Brasil, Marlova Noleto; e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A mesa de abertura será sobre o “Panorama dos dados educacionais com ênfase nas populações que são o público-alvo da Secadi”. Depois, serão realizados os seguintes painéis: “Educação para as relações étnico-raciais e quilombolas”; “Educação em direitos humanos”; “Educação para as relações étnico-raciais - Dados para o monitoramento da Lei n. 10.639/2003”; e “Lançamento dos Indicadores da Qualidade na Educação - Relações raciais na escola”.
Amanhã (13), o Seminário será composto pelos painéis “Educação indígena”; “Educação ambiental”; “Educação do campo”; “Educação de jovens e adultos (EJA)”; “Juventudes”; “Educação especial na perspectiva inclusiva e educação bilíngue de surdos”; e “Monitoramento, avaliação e financiamento”. A programação completa do evento e a lista de palestrantes estão disponíveis no portal do MEC, na página do Seminário.
A participação ativa de representantes da Undime, incluindo diversas seccionais, destaca o engajamento da entidade nesse importante diálogo educacional. (Com informações do MEC).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).