Após a reportagem do divulgar em primeira mão que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) está considerando a possibilidade de transformar a Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos, situada na região central de Várzea Grande, em uma Escola Estadual Cívico-Militar, outras três escolas também passaram a ser avaliadas pela Seduc para o mesmo modelo.
Conforme documento encaminhado por uma fonte do , a Unidade de Microplanejamento/SAEX também deu parecer favorável para conversão das seguintes escolas:
Escola Estadual Irene Gomes, localizada no bairro Figueirinha, Escola Governador Dante Martins de Oliveira, situada no bairro José Carlos Guimarães e a Escola Estadual Miguel Baracat, que hoje ocupa um prédio alugado no Pirineu, porém, receberá um prédio novo que está sendo construído no Residencial Padre Aldacir, região do São Mateus.
No documento, a coordenadora Nagila de Moura Brandão, alega deliberação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que tem o direito legal (com base na Lei 12.388/2024) de converter a escolas mencionadas em Escola Estadual Cívico-Militar.
“De acordo com a lei 12.388/2024, em consonância com a Política de ampliação das EE Militares e EE Cívico-Militares, proposta pelo Governo do Estado de Mato Grosso e considerando o Processo Seletivo Edital n° 008/2024/GS/ SEDUC/MT. - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso - SEDUC - MT, destinado à formação do cadastro de reserva para contratação temporária para atender a demanda”, diz trecho do documento.
Outro lado - A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que informou que as mudanças estão na lei que estabelece regras para criação de escolas cívico-militares.
Leia matéria relacionada - Seduc estuda transformar Escola Estadual Fernando Leite em VG em Escola Militar
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).