A Secretaria de Educação de Mato Grosso emitiu uma nota nesta quarta-feira (27.02) se posicionado contrária ao pedido do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, para que seja lido nas escolas de todo o país uma carta aos alunos da qual consta o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro, “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”.
A mensagem, enviada por email, também pedia que os alunos fossem filmados cantando o Hino Nacional.
A Seduc afirma que não foi comunicada oficialmente pelo Ministério. No entanto, é contrária a tal ação.
“Informa que as escolas da rede estadual não vão adotar tal procedimento, pois acredita que ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado”, diz trecho da nota.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, o órgão acredita que tal ação deveria ser discutida com a comunidade escolar antes de ser adotada. “A forma com que está sendo imposta vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas”.
O órgão também ressalta que em Mato Grosso, as escolas já trabalham, dentro do projeto político pedagógico, questões relacionadas à ética, cidadania e civismo.
“Cantar o hino nacional é uma prática que faz parte da rotina escolar, principalmente no início do ano letivo durante a acolhida aos alunos, mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma”.
E acrescenta: “A Seduc deixa claro que não permitirá a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar e nem mesmo a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).