22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 08:10 - A | A

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 08h:10 - A | A

Saúde de VG

Família de idoso reclama de condições na Upa do Cristo Rei, em VG

A família do idoso, Orivaldo Trindade do Santos reclama de falta de maca e falta de atendimento de urgência para realização de exames

Adriana Assunção/VGN

A família do idoso, Orivaldo Trindade do Santos, 69 anos, reclamou do atendimento “humilhante” na Upa do Cristo Rei, em Várzea Grande, nessa quarta-feira (20.11), feriado da Consciência Negra, ocasionado por falta de maca e falta de atendimento de urgência para realização de exames.

Segundo a filha do idoso, Orivaldo foi levado por volta das 12h30 com muitas dores. A princípio, o idoso foi diagnosticado pelo médico da unidade com uma possível pancreatite, mas em razão do feriado, não seria possível realizar os exames de urgência.

“Ele estava com muita dor e na avaliação prévia do médico, ele estaria com possível pancreatite [inflamação do pâncreas], mas por ser feriado não tinha como ele fazer nenhum exame de sangue ou imagem, porque estavam todos fechados, meu pai é hipertenso e diabético e tem problemas graves na coluna. Tivemos que levar um colchão para ele dormir no chão, pois as condições da cadeira que ele estava era deplorável. Meu pai dormiu no chão de ontem para hoje esperando para fazer os exames”, reclamou a filha do idoso.

Indignada, Mirella Carmona relatou ao , que não conseguiu tirar o pai da unidade em razão da avaliação médica. Ela queria levá-lo para algum hospital particular e assim conseguir realizar os exames necessários à condição “grave” que o idoso se encontrava.

“Não havia uma cama [maca] para um idoso nas condições dele. Ficamos de mãos atadas porque não podíamos tirar ele de lá e também não havia nenhuma outra solução. Tinha que ficar esperando passar o feriado para ele poder fazer o exame. Os serviços de urgências e serviços essenciais à saúde não poderiam fechar no feriado”, criticou Mirella Carmona.

Os exames foram realizados somente nesta quinta-feira (21.11) e seu Orivaldo se encontra em estado crítico na unidade de saúde. Ao , Mirella Carmona desabafou lamentando as condições “humilhantes” que seu pai foi atendido na unidade. 

“Eu só queria mostrar as condições humilhantes que meu pai estava. Eu tenho fotos. Nenhum filho gostaria de ver seu pai nestas condições: com muita dor, com estado grave de saúde, ter que dormir no chão frio de uma UPA. Hoje (21), ele continua na UPA esperando resultados dos exames, e o estado dele é crítico, pois os médicos suspeitam de infecção no rim e no fígado”, afirmou Mirella Carmona. 

Outro lado 

Em comunicado, a secretária de Saúde de Várzea Grande, Maria das Graças Metelo informou desconhecer a reclamação da família, que procurou o para denunciar o atendimento no feriado. Segundo ela, o paciente foi atendido de na Unidade de Pronto Atendimento Cristo Rei, nesta última quarta-feira (20/11), passou por todas as fases do atendimento, tendo sido avaliado pela médica plantonista, realizado coleta de exames laboratoriais (na unidade) e exame de tomografia (no Hospital São Benedito) no mesmo dia.

"Sendo assim, desconheço quaisquer informações no que diz respeito a matéria veiculada. Paciente segue internado na unidade, recebendo tratamento adequado de acordo com seu diagnóstico confirmado através dos exames realizados. Já solicitado via central de regulação a transferência do mesmo para unidade terciária. Sem mais para o momento e certa de vossa compreensão", diz comunicado enviado ao

Leia também: Acusado de desviar cestas básicas, secretário de Flávia Moretti diz que foi injustiçado

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760