O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho, afirmou nesta quarta-feira (15.04), durante audiência pública na Câmara Municipal, que a Capital está preparada para três possíveis cenários em relação ao enfrentamento do coronavírus.
As medidas adotadas em cada cenário estão diretamente relacionadas ao número de pacientes que forem diagnosticados com a Covid-19 no município. Até ontem (14), havia 75 casos confirmados da doença na Capital.
Conforme explicou, no primeiro cenário, os pacientes que necessitarem ser hospitalizados serão encaminhados ao antigo Pronto-Socorro de Cuiabá, onde serão disponibilizados 120 leitos de enfermaria, 55 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 40 adultos e 15 pediátricas.
Caso todos esses leitos estejam ocupados, a Saúde da Capital passará então para o segundo cenário. A partir daí os pacientes que necessitarem de internação serão levados para o Hospital São Benedito, que já está sendo desocupado para poder atender os novos casos. Lá estarão disponíveis 83 leitos clínicos de enfermarias e 30 leitos de UTIs.
No terceiro cenário, os novos pacientes diagnosticados com a doença passarão a ser hospitalizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, recém inaugurada. Nesta unidade, serão disponibilizados 18 leitos de enfermarias e seis de UTIs.
Segundo Possas de Carvalho, caso o número de pacientes que necessitem de internação continue aumentando, haverá ainda a possibilidade de adaptar a UPA Verdão. Com isso, a recepção e a área prevista para medicação serão transformadas em 32 leitos de enfermarias. Já os 18 leitos da antiga enfermaria serão transformados em UTIs.
De acordo com o secretário, caso ainda assim não seja possível atender todos os pacientes com Covid-19 e que necessitem de internação, será necessário então partir para a construção de hospitais de campanha, com a ajuda do Exército brasileiro.
Os leitos citados pelo secretário serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, além desses, há ainda os que serão oferecidos no Hospital Julio Muller, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Metropolitano de Várzea Grande, onde estão sendo construídos 200 novos leitos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).