09 de Outubro de 2024
09 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 15:33 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 15h:33 - A | A

EM ENTREVISTA AO VG NOTÍCIAS

Secretário diz que Prefeitura de Cuiabá tem condições financeiras para retomar as obras do VLT

Sarah Mendes/VG Notícias

VG Notícias

vlt

 

A discussão que gira em torno da retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) têm ganhado notoriedade nos últimos meses. O modal foi uma das promessas para a Copa do Mundo que ocorreu no Brasil em 2014, que Cuiabá foi sede. No entanto, cinco anos depois, cuiabanos e várzea-grandenses ainda não fazem uso do transporte, em consequência das obras não finalizadas.

O secretário de Fazenda de Cuiabá, Antônio Roberto Possas de Carvalho, aponta a rapidez e a imprudência como os principais fatores que atrapalharam o andamento da construção, mas garante que “hoje em dia isso não ocorre mais, hoje o Poder Público e executor, está procurando se enquadrar e andar na maneira que a lei determina para não ter problema para ninguém e nem gerar prejuízo para a população”.

Em entrevista ao oticias No Ar, Antônio Roberto diz acreditar que o assunto VLT é “irreversível” e, por ser um benefício grande para a população, tem que ser concluído. “É um conforto muito grande. O que vai se gastar mais para concluir o VLT pode ser inclusive repactuado, não só contra tal aumento como também nos projetos para reduzir o custo dessa conclusão. É uma coisa que só vai trazer benefício para a população, não tem porque retroceder e jogar fora o bilhão que já foi gasto”, defende.

Ainda, de acordo com ele, a Prefeitura de Cuiabá têm condições financeiras para arcar com os novos gastos da possível retomada dessas obras, entretanto, essa decisão depende da vontade política do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) e do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM). “Essa solução do VLT eu vejo que é um problema que tem que passar pela Prefeitura. Tem que ser discutida, porque a Prefeitura foi ouvida no início e é um assunto que atinge a população e atinge o próprio sistema de mobilidade da cidade, que é gerido pela Prefeitura”.

Conforme Possas, a conclusão das obras do modal seria benéfico para o município, considerando que a Prefeitura de Cuiabá aumentaria a receita através do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Além disso, ele conclui dizendo que a revitalização que está sendo feita nos canteiros das avenidas da cidade pelo prefeito, não irá atrapalhar caso seja decidido concluir a construção. “Nós temos que recuperar o título de cidade verde e essa grama que foi colocada, eu vejo que ela não é um problema se for retornar a construção do VLT porque é só retirar, a Prefeitura pode fazer isso rapidamente e levar para outro lugar”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760