O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que a partir desta semana, o governador Mauro Mendes (DEM) poderá flexibilizar o isolamento social em Mato Grosso, já que, segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) conseguiu adquirir condições estruturais necessárias, como: leitos e recursos humanos disponíveis, equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais e insumos para os hospitais.
“Todas essas iniciativas nós tomamos e posso assegurar que, a partir da próxima semana, o Governo do Estado poderá, à luz dessas informações concretas e efetivadas, começar a pensar em uma flexibilização, desde que não abandone as medidas farmacológicas, que serão persistidas até o final”, disse Figueiredo, durante coletiva online realizada na última quinta-feira (16.04).
Apesar do afrouxamento, o secretário reiterou a importância da utilização de máscaras, higienização das mãos com frequência e evitar aglomerações. Conforme explicou, caso a população siga essas medidas, será possível diminuir o número de casos confirmados da Covid-19 e, assim, o Estado conseguirá atender todos os pacientes que necessitarem.
Conforme garantiu Gilberto Figueiredo, até o final deste mês de abril, o Estado terá mais de mil leitos disponíveis para atender pacientes de coronavírus no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre esses, cerca de 200 serão de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Segundo ele, “dados apontados até agora deram fôlego para fazer com que a capacidade assistencial dos nossos hospitais estejam a ponto de serem disponibilizadas num momento crucial da epidemia”. Anteriormente, Figueiredo já havia afirmado que o pico de contágio do coronavírus no Estado estava previsto para ocorrer entre a segunda quinzena de abril e a primeira quinzena de maio.
Até ontem (18.04), Mato Grosso tinha 171 casos confirmados da doença. Desses, 77 estão em isolamento domiciliar, 78 recuperados, 11 hospitalizados e cinco faleceram.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).