15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 06 de Abril de 2020, 10:10 - A | A

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020, 10h:10 - A | A

Coronavírus

Secretário de Saúde de MT não descarta uso da cloroquina e confirma paciente do Covid-19 que apresentou melhoras

Gislaine Morais/VG Notícias

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo afirmou que pacientes infectados pelo coronavírus (Covid-19) tratados com o uso de cloroquina (medicamento usado para tratamento da malária) apresentaram melhoras, e não descarta uma investigação nos casos de transmissão grave, pois existem resultados promissores. A afirmação foi feita durante uma coletiva online na página do Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira (06.04).

O Estado recebeu do Ministério da Saúde na última sexta-feira (03.04), cerca de 3 mil comprimidos do medicamento cloroquina para serem usados como terapia auxiliar no tratamento de casos graves de coronavírus, e já estão sendo distribuídos para hospitais de referência para tratamento do Covid-19.

Em relação a um aumento de pessoas infectadas no Estado nos próximos dias, Gilberto confirmou que a Secretaria prevê um incremento substancial de casos a serem confirmados a partir da primeira quinzena do mês de abril, se agravando mais no final do mês de abril e início de maio.

“Por isso não desaceleramos as nossas iniciativas e ampliações na capacidade instalada para atendimento de pacientes graves, tanto com leitos de UTI como leitos clínicos que já estão à disposição na rede estadual”, declarou.

O secretário ainda enfatizou que já existem mais de 600 leitos clínicos e que até o final desse mês, 120 leitos de UTI serão disponibilizados na rede estadual e aqueles que serão disponibilizados pelo município de Cuiabá, como no Hospital Júlio Muller. Ele ainda lembrou que existem também as iniciativas do Governo do Estado para contratação de leitos de UTI em hospitais privados.

Quanto aos testes rápidos para coronavírus adquiridos pelo Estado, Figueiredo afirmou que já foram comprados 10 mil testes para atender as unidades de saúde da rede estadual. Assim como foram adquiridos 20 mil testes para encaminhar ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen).

“O numero baixo de casos confirmados no Estado não se da pelo índice de aceleração dos testes, eu acredito que seja pelas medidas farmacológicas e o isolamento social que tem contribuído para diminuição da nossa curva”, pontuou o gestor da pasta.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760