O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, emitiu comunicado nesta sexta-feira (14.04) informando as medidas adotadas pelo município para garantir a segurança da comunidade escolar e recomendou aos pais, professores e estudantes a não espalharem notícias falsas.
“Cabe também aos professores orientar pais e responsáveis quanto a importância de não divulgar notícias falsas, de observar o comportamento dos filhos, de acompanhar suas redes sociais e de reforçar em casa os valores de respeito e fraternidade”, cita trecho da orientação.
Constam entre as medidas, o número de WhatsApp - (65) 99973-4429 - para denúncia, parcerias com a Polícia Militar e Guarda Municipal, com aumento das rondas ostensivas escolares, bem como, o uso das técnicas de mediação escolar e o circuito de “Cultura da Paz” por meio do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado.
Também foram anunciadas pelo secretário, o fortalecimento de programas escolares, como: PROERD; Rede Cidadã; Fortalecer; Paz na Escola; Esporte Para Além das Fronteiras e Programas de Conscientização junto à Guarda Municipal, entre outros. “Fortaleceremos os programas que Várzea Grande já possui implementados nas escolas visando a segurança e a cultura da paz”, destacou.
Consta ainda do comunicado, para as escolas limitar o tempo de abertura de seus portões, controlando os horários de entrada e saída dos alunos e profissionais. “Não permitindo a entrada de qualquer outra pessoa sem prévia autorização da Direção da Unidade Em qualquer caso de perigo iminente, as Unidades Educacionais devem entrar em contato imediatamente pelos telefones 190 e 197”, destacou.
VEJA MEDIDAS ABAIXO:
- A SESP disponibilizou um número de WhatsApp para recebimento de denúncias sobre ameaças, que pode ser usado por todos: (65) 99973-4429;
- A Polícia Militar e Guarda Municipal estão aumentando as rondas ostensivas escolares;
- Ampliaremos as parcerias com o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado, de modo a intensificar o uso das técnicas de mediação escolar e o circuito de Cultura da Paz;
- Fortaleceremos os programas que Várzea Grande já possui implementados nas escolas visando a segurança e a cultura da paz, tais como PROERD, Rede Cidadã, Fortalecer, Paz na Escola, Esporte Para Além das Fronteiras, Programas de Conscientização junto à Guarda Municipal, entre outros;
- As escolas devem limitar o tempo de abertura de seus portões, controlando os horários de entrada e saída dos alunos e profissionais e não permitindo a entrada de qualquer outra pessoa sem prévia autorização da Direção da Unidade Em qualquer caso de perigo iminente, as Unidades Educacionais devem entrar em contato imediatamente pelos telefones 190 e 197.
Leia também: Deputado de MT reclama de buracos na MT-010 que leva à sua propriedade
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).