A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix defende que o Governo do Estado desconte dos municípios e repasse para Cuiabá as segundas doses aplicadas irregularmente em pessoas que não eram moradoras da Capital.
Nesta segunda (17.05), a vacinação da segunda dose da CoronaVac foi suspensa, temporariamente, em Cuiabá, por falta do imunizante.
Leia mais: Cuiabá suspende aplicação da segunda dose da Coronavac nesta segunda (17)
Conforme a secretária, as segundas doses foram guardadas e ainda o município fez uma reserva, mas foi surpreendido, ao atualizar o sistema e no último relatório, feito na semana passada, constatar que mais de 2.500 pessoas do interior vacinaram na Capital a segunda dose. “Eles não constavam no registro da primeira dose e constavam na segunda dose, e isso deu um problema” informou a gestora.
Outra questão levantada pela secretária é as perdas, que segundo ela, quase todos os municípios tiveram, pois, cada frasco da vacina vem com 5,7 ml, e daria para aplicar até 10 doses, contudo, os recebidos por Cuiabá, conforme Ozenira, deram para aplicar apenas 9 doses. “Outros municípios também registraram, e isso deu uma queda, e no sábado já fizemos todas as doses, mas hoje já estão chegando novas doses no Mistério” contou.
De acordo com Ozenira, não há como fazer uma estimativa da vacinação, pois o município não sabe quantas doses irá receber. “A gente nunca sabe quantas doses vão chegar para a gente, temos que aguardar para fazer uma estimativa, mas nós já mandamos para o Estado a questão das perdas, a questão dos outros municípios, porque eu acredito que seria justo estar descontando do município onde a pessoa vacinou aqui, para estar devolvendo para a gente” defendeu.
Ao ser indagada se foi uma falha técnica o fato de as pessoas de outro município terem vacinado na Capital, Ozenira disse que sim, “com certeza houve uma falha por parte da nossa esquipe”.
Segundo a secretária, “houve fraudes, mas também houve falhas, que inclusive, serão apuradas essas falhas para ver o que aconteceu, porque não poderiam ter acontecido”.
Quanto essas pessoas que eram para ser imunizadas com a segunda dose hoje, a secretária explicou que será necessário fazer um novo reagendamento no site do município, e o chamamento irá depender da quantidade de doses que o município irá receber.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).