A decisão de manter ao máximo os comércios abertos em Várzea Grande no início da pandemia da Covid-19, fez com que o município não tivesse queda na receita, e ainda crescesse em relação a empregos e empresas, segundo a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos.
Em entrevista ao No Ar, Lucinéia disse que mesmo em meio a decretos, Várzea Grande só fechou os comércios por ordem judicial, mas o tempo necessário para que não prejudicassem os empresários e empregados.
Para ela, foi uma decisão muito importante do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, que tinha na época o atual prefeito Kalil Baracat (MDB) como presidente.
“Foi muito importante a decisão do Comitê na época, nós oferecemos todos os cuidados, todo aquele zelo que realmente era necessário para seguir com a economia, pois não tinha como parar. Mas as coisas que foram feitas lá trás hoje as pessoas veem que foi necessário”, refletiu Lucinéia.
A secretária lembrou ainda, que o município, no início pandemia, mesmo com Leis orientando e respaldando para estender os parcelamentos do município, não aderiu, como determinação da prefeita à época, Lucimar Campos (DEM), era para deixar como estava e iriam avaliar mês a mês.
“No primeiro momento nós assustamos, pois, achamos que não teríamos receita, uma economia estável e não sabíamos o que ia acontecer e tínhamos um compromisso assumido, era a folha de pagamento e obras a serem finalizadas. Então fomos orientados a manter até onde conseguiríamos sustentar, e graças a Deus não faltaram recursos para o município manter seus compromissos em dia”.
De acordo com a secretária, a receita própria do município tem crescido em torno de 24% em relação ao ano passado, que em dinheiro foram R$ 25,7 milhões em arrecadação, a maior em relação ao IPTU, ISSQn, Alvará e taxas, além do ITBi. “O mercado mesmo na pandemia está aquecido”, enfatizou.
Questionada sobre abertura de novas empresas em Várzea Grande, tendo em vista que ainda existe a pandemia, Lucinéia disse que somente em 2021 foram abertas 4,7 mil empresas no município.
Para gestora, tudo isso está acontecendo no município, devido ao conjunto de esforço do Executivo lá trás e do fato das pessoas terem acreditado no trabalho da Prefeitura. “Hoje estamos aí passando por tudo isso. Então crescemos, e com isso todo o município ganhou de forma conjunta e graças a Deus estamos conseguindo se manter estável e também um grande resultado é que estamos atraindo empresas, abrindo comércio e gerando empregos”, concluiu Lucinéia dos Santos.
Leia também
Cuiabá vai premiar com isenção do IPTU o mais belo imóvel decorado
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).