A Secretaria Estadual de Saúde registrou 2.034 casos de dengues nos primeiros sete meses do ano em Várzea Grande. Desse total, 17 casos foram graves. Os números assustam em relação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade registrou 290 casos.
No entanto, a cidade não constatou nenhum óbito da doença. Conforme a Secretaria, apenas um caso está em investigação.
De acordo com os dados, Cuiabá registrou 10.123 casos de dengue, desses 53 são de casos graves. No mesmo período de 2011, a Capital constatou 1.071 casos.
O Estado já totaliza 33.422 notificações da doença. Desse total, 114 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento existem 16 óbitos, sendo 12 confirmados e quatro em investigação.
Prevenção: Medidas simples de prevenção e que devem ser tomadas pela população podem reduzir o número de casos de dengue em todo o Estado. A população deve manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada nas lajes.
Ações: O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).