A secretária de Estado de Saúde (SES-MT), Kelluby Oliveira, afirmou em entrevista à imprensa nessa segunda-feira (11.07), que notificou Cuiabá e Várzea Grande e mais os 122 municípios de Mato Grosso em razão do baixo índice de vacinação. Segundo Kelluby, o índice de vacinação está abaixo do esperado entre os idosos e as crianças.
“Tem um índice acima de 60%. Contudo, a dose de reforço, que seria a terceira e quarta dose, está bem baixa. Está abaixo de 40%. A faixa etária com menor índice de vacinação são as crianças que estão bem abaixo de 20%”, destacou a secretária.
Entre domingo (10) a segunda (11), seis pessoas morreram em razão das complicações da Covid-19 em Mato Grosso. Estão entre as vítimas, um homem de 53 anos de Várzea Grande, um idoso de 66 anos de Tangará da Serra, um idoso de 81 anos de Sinop, um homem de 55 anos de Jauru, uma mulher de 48 anos de Vera e um idoso de 87 anos de Cuiabá. Já na semana passada, uma menina de 11 anos moradora de Porto Esperidião não resistiu às complicações da doença e veio a óbito em um hospital de Cuiabá.
Leia mais: Gonçalo cobra ação conjunta para conter Covid-19 após VG ser notificada por aumento de casos
Aos que ainda resistem a vacina, Kelluby Oliveira explicou para que as vacinas não impedem que o cidadão seja infectado pelo vírus, mas contém o agravamento que leva a ocupação de um leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), ou mesmo que venha a óbito. “Isso é preocupante”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).