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Cidades Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012, 17:11 - A | A

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012, 17h:11 - A | A

Secopa realiza Audiência Pública para população esclarecer dúvidas sobre implantação do VLT

Nesta quinta-feira (20-09), no auditório da OAB-MT, de Cuiabá, foi dado mais um passo para a construção da maior obra de mobilidade urbana, para a realização da Copa do Mundo de 2014, na Capital.

Da Redação

 

Nesta quinta-feira (20-09), no auditório da OAB-MT, de Cuiabá, foi dado mais um passo para a construção da maior obra de mobilidade urbana, para a realização da Copa do Mundo de 2014, na Capital.

A Secretária Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) realizou uma Audiência Pública para tratar  de decorrências da construção do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT).

Os interessados, tiveram a oportunidade de discutir, os impactos ambientais, sociais e econômicos em decorrência dessa grande obra, que vai ocorrer em Cuiabá e Várzea Grande. Os presentes, ainda puderam conhecer o Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV-RIV).

O responsável pela coordenação dos estudos, o engenheiro florestal Ricardo Mastrangelli, do Instituto Naturae, apresentou os principais dados coletados pelo levantamento, destacando os aspectos positivos e negativos relacionados ao metrô de superfície.

Foram identificados 281 pontos positivos e 240 negativos, estes últimos estão relacionados principalmente com a fase de obras, uma vez que haverá interdições e interferências na área urbana da região metropolitana de Cuiabá.

Contudo, quando o modal estiver em operação, as vantagens serão significativas, como a valorização dos imóveis e dos pontos comerciais localizados ao longo do traçado do VLT. Trará ainda novas oportunidades de investimentos, ligando áreas estratégicas como a região do aeroporto, do Porto, Centro, Coxipó e do Centro Político Administrativo. Outro fato constatado é que os dois eixos do metrô de superfície (Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro) atendem a todas as camadas sociais, sendo um estímulo ao uso de transporte público e, consequentemente, contribuindo na melhoria da mobilidade urbana.

Além de proporcionar melhores padrões de deslocamento urbano, o modal trará eficiência na prestação de serviços por meio de uma Rede Integrada de Transporte em regime de racionalidade operacional. Movido à energia elétrica, o metrô de superfície contribui ainda para qualidade ambiental ao utilizar uma fonte limpa de energia. Outro fator importante é que a durabilidade do VLT é de 30 anos, superior a dos ônibus, que é de oito anos.

Ainda nesta quinta-feira (20.09), serão realizadas mais duas audiências: às 14h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro Chácara dos Pinheiros, no Coxipó; e às 19h, no Hotel Hitz Pantanal, em Várzea Grande.

TARIFA E DESAPROPRIAÇÕES A SECOPA esclareceu a população que o custo da tarifa por passageiro do VLT está estimado no valor R$ 1,75, porém o cálculo tarifário considerará ainda a integração com a rede de ônibus e o sistema de gratuidade das passagens, fatores que ainda estão sob análise.

Conforme já havia sido divulgado pela Secopa, o valor da tarifa deverá ser próximo do preço praticado no sistema de transporte coletivo de Cuiabá – R$ 2,70.

De acordo com a SECOPA, 62 pontos estão sendo analisados, pela empresa responsável pelos laudos de avaliação, para serem desapropriados. Após a conclusão desses estudos, os valores dessas desapropriações vão ser divulgados aos proprietários.

MODAL - Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 32 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

SUSPENSÃO DA OBRA Em relação à decisão da justiça federal que suspendeu novamente as obras do VLT, Secretário da Secopa, Maurício Guimarães disse que ainda hoje a Procuradoria Geral do Estado vai protocolar recurso no Tribunal Regional Federal, em Brasília. “A expectativa é que as obras sejam retomadas até meados da semana que vem, pois entendemos que não há razões para suspensão das obras que foram licitadas com total transparência e respeito aos aspectos legais”, concluiu.

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