A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) escolheu a professora Marluce Aparecida Souza e Silva para liderar a instituição no próximo quadriênio (2024-2028). O resultado oficial, divulgado na tarde de quarta-feira (03.04) pela comissão de consulta, confirma a vitória de Marluce com 50,73% dos votos válidos. A partir de outubro, ela assume a reitoria da UFMT.
Marluce Silva, natural de Prata, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, é filha de um marceneiro e de uma alfaiate. Quarta de cinco irmãos, aos 15 anos começou a trabalhar para contribuir com o sustento da família.
Graduada em Serviço Social e Direito em Uberlândia, iniciou sua carreira profissional na área de Assistência Social em um hospital privado. Logo após, lecionou na Faculdade do Triângulo Mineiro.
Na UFMT, ingressou como professora substituta no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Em 1996, conquistou a posição de docente efetiva e, ocupou várias posições significativas, como chefe de departamento, vice-coordenadora de pós-graduação, membro efetivo da editora da UFMT e dos conselhos CONSEPE e CONSUNI. Atualmente, desempenha seu segundo mandato como diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
Em entrevista ao , Marluce destacou que a diversidade de experiências acumuladas ao longo de sua carreira lhe proporcionou uma compreensão abrangente dos desafios e potencialidades da UFMT. Ela se mostrou convicta de que sua sólida formação acadêmica, vasta experiência profissional e compromisso com a gestão participativa farão a diferença em sua liderança na instituição.
A reitora eleita, traça como objetivo desenvolver uma UFMT ainda mais equitativa, transparente e inclusiva, comprometida com a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Para alcançar este objetivo, ela pretende intensificar o diálogo com toda a comunidade acadêmica e estabelecer uma gestão colaborativa, com ênfase na excelência acadêmica e responsabilidade social.
Leia Mais: Eleição na UFMT: apuração parcial aponta vitória da oposição
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).