O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, vice-presidente nacional da Undime, Silvio Fidelis, participa do Seminário Nacional Direito à Educação e Garantias da Aprendizagem. O evento, organizado pelo Ministério da Educação, Consed e Undime, ocorre nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) de junho no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília/DF.
Segundo Silvio Fidelis, o seminário tem como objetivo apresentar e debater os elementos estruturantes de duas políticas públicas de educação em desenvolvimento colaborativo. "A primeira visa fortalecer e melhorar continuamente a qualidade da oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental. A segunda foca no fortalecimento e consolidação de arranjos de política educacional para situações de emergenciais e pós-emergenciais, com ênfase na proteção do direito à educação e na recomposição e cuidado com as aprendizagens", explicou o secretário.
Hoje (20), o foco das discussões é a "Escola das Adolescências: regime de colaboração e fortalecimento dos anos finais", com o objetivo de lançar a política para os anos finais do ensino fundamental e apresentar a primeira entrega do eixo de Governança.
Silvio Fidelis, representando a Undime Nacional, participou da Mesa Institucional de Abertura ao lado de Kátia Schweickardt (SEB/MEC), Cleber Vieira (SECADI/MEC), Geniana Faria (Consed e SEDUC MG), Luiz Roberto Liza Cury (CNE), Roberta Valéria Guedes de Lima (FNE) e Miriam Fábia Alves (ANPED).
O secretário também participa de debates sobre o tema "Fortalecimento do regime de colaboração: eficiência e equidade no atendimento aos estudantes de anos finais", juntamente com Alexsandro Santos (DPDI/SEB/MEC), Patrícia Mota Guedes (Fundação Itaú), Helen Ilze (SEDUC MT) e José Marques Aurélio de Souza (SME Jucás - CE), sob a mediação de Tereza Farias (COGEF).
Amanhã (21), o Seminário Nacional de Garantia à Educação e Direito às Aprendizagens tem como objetivo lançar a política nacional de recomposição das aprendizagens e apresentar as primeiras entregas dos eixos Governança, Currículo, Avaliação e Materiais, com a participação de dirigentes de redes de ensino, conselhos normativos, associações científicas, organizações da sociedade civil e especialistas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).