A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou relatório nessa segunda-feira (18.09) apontando que a comunidade Bonsucesso, em Várzea Grande, é considerada um local impróprio para tomar banho.
De acordo com o Sema, apontando consta no relatório da Campanha de Balneabilidade 2017.
Conforme os dados, a localidade, que é banhada pelo rio Cuiabá, é considerada imprópria desde 2003.
Além da comunidade Bonsucesso, foram considerados locais impróprios a Comunidade de São Gonçalo da Beira Rio, em Cuiabá, impróprio desde 2007; e Barra do Bugres (Rio Paraguai).
A Sema informou que para chegar aos apontamentos foram analisados nestes locais a existência de seguintes componentes nas águas que “banham” as comunidades: quantidade de Escherichia coli (coliformes fecais); incidência elevada/anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica; presença de resíduos sólidos ou líquidos, como esgotos sanitários; nível de pH, entre outros fatores de risco à saúde humana estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O órgão aponta que nas comunidades foram constatadas algumas dessas inconformidades na água, impossibilitando assim que banhistas utilizem de forma “segura” o local para “tomar banho”, ou simplesmente se “refrescar”. (Com informações da Sema/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).